07 março, 2007

Letra e Música (Music and Lyrics)




Os anos 80 foram marcantes em vários níveis: sabidamente a pior década da história da humanidade para a moda – incluindo cabelos e acessórios, a chegada de políticas liberais que funcionaram muito bem lá e não tanto aqui, o nascimento e a morte de várias “boy bands” - aqueles grupos com vários rapazes cantando em “coro” e “dançando” com roupas coladinhas de material sintético. Suas músicas superficiais e melosas, do tipo chiclete, estão indelevelmente nas cabeças de qualquer um grande o suficiente naquela época. Os anos 80, claro, acabaram, e com ele suas características. O que fazer, então, dos ícones daquela época?

Letra e Música apresenta uma versão genuinamente bem humorada da resposta. Alex Fletcher, músico de uma das “boy bands” já meio esquecido, tem a chance de voltar a brilhar se conseguir escrever uma música para a garota hit do momento. Mas sabe apenas compor a melodia, e não escrever a letra. A surpresa de encontrar em sua “cuidadora de plantas substituta” uma letrista excelente só é superada pela capacidade que o músico descobre de renovar seu espírito.

O casal principal, Hugh Grant e Drew Barrimore, não poderia ter sido melhor escolhido. Hugh é simpático e descolado, sabe fazer humor como poucos, e não tem receios de fazer o papel do cinquentão ridículo. Drew é charmosa e espirituosa, uma jovem com longa carreira, cujos últimos anos são como o renascimento que o seu contraponto na tela vive. Juntos, a dupla acerta o tom – com o perdão do trocadilho – e une letra e música em uma história doce e leve.

Claro, é uma comédia romântica, e tudo o que se espera de uma comédia romântica está lá – exceto a trilha sonora, que nesse caso se baseia quase unicamente na canção que a dupla compõe para a superstar. Mas as comédias românticas, quando contam com um bom roteiro e boas atuações, são especialmente agradáveis. E esse é o caso com Letra e Música. Especialmente interessante para quem conheceu os anos 80 – o clipe que abre o filme é uma paródia perfeita da estética da época – é um filme capaz de agradar a todos.

Nenhum comentário: