17 junho, 2007

Shrek Terceiro (Shrek the Third)




Quando o primeiro Shrek foi lançado, em 2001, sua intenção era, claramente, desafiar a supremacia da Pixar nas animações por computador. O intento foi alcançado a ponto de, hoje, não se poder definir claramente quem possui a melhor técnica de animação. Mas, nos roteiros, a coisa muda. A Pixar ainda está à frente, dividindo o páreo com a Dreamworks e vendo a Blue Sky logo na cola. Shrek Terceiro é a tentativa do estúdio de Steven Spielberg de levar as animações um pouco adiante.

Se antes o público era claramente o infantil, primeiro, e o adulto logo depois, com as inúmeras referências na trama, agora temos uma animação mais, por assim dizer, adolescente. Os temas tratados neste vão confundir um pouco os pequenos, mas sem deixar de ser divertido. A história ficou um pouco mais complexa também, com divisões no roteiro e ação simultânea em duas partes. Claro, ainda estamos falando de uma animação voltada, no final das contas, para o público geral, portanto não esperem inferências filosóficas e grandes assuntos.

Mas esperem, sim, muitas risadas. Como sempre nessa série, os adultos que conhecem um pouco mais de cinema, música e livros vão se divertir um pouco mais com as referências - um aviso: referências musicais, só na versão legendada. Os talentos vocais também são muito bem aproveitados - novamente, a observação só é válida para o filme com o som original - inclusive o do "cara novo", Justin Timberlake como o Arthur.

Voltando ao ponto da dublagem, mesmo entendendo que há muita qualidade nas dublagens, se puder, assista na versão original. Aproveita-se as músicas, os trejeitos vocais totalmente coerentes com os personagens - para quem nunca ouviu as vozes originais, ou não presta muita atenção ao inglês, Shrek tem o sotaque de um irlandês do interior, enquanto que sua contraparte, o Príncipe Encantado, fala com a pompa e o ovo na boca da corte inglesa, para citar alguns exemplos. Não ouça, entretanto, as críticas negativas que já surgem. Se gostou dos dois anteriores, vá e divirta-se.

Nenhum comentário: