03 novembro, 2007

Tá Dando Onda (Surf's Up)




Há uma estranha onda de coincidências nas animações por computador. O segundo filme do gênero feito por um grande estúdio, Formiguinhaz, foi logo seguido pelo Vida de Inseto da pioneira Pixar, também trazendo formigas como personagens. O sensacional Shrek antecipou o também excelente Monstros S.A., ambos protagonizados por criaturas estranhas. Tivemos ainda Procurando Nemo antes de Espanta Tubarões, e Madagascar por Selvagem, com animais de zoológico. Agora, pouco depois da pequena obra prima que foi Happy Feet, temos mais uma animação com pinguins. Espionagem industrial? Não importa, até porque, nesse caso, ganham todos: produtores, animadores e, especialmente nós, o público. Como cada um deles tenta ser melhor que o outro, o nível das novas produções em 3D espanta a cada lançamento, e o roteiro quase sempre acompanha.

Tá Dando Onda traz um novo recurso interessante no segmento, a metalinguagem. O que vemos é uma mistura de filme com produção de um suposto documentário sobre a 10ª edição do Campeonato de Surf Big Z da Ilha Pingu. Imagens simulando uma captação em 16 milímetros, perdas de foco e trepidações na câmera, personagens interagindo com a equipe de produção, está tudo lá, vestindo a divertida história do garoto que sonhava ser um campeão no surf. Qualquer um que já assistiu a algum dos vários filmes de surf percebe facilmente as marcas do gênero, incluindo a câmera na ponta da prancha e as gotas d'água na lente.

Não há uma explicação sobre o motivo de os personagens principais serem pinguins, além da habilidade natural dessas aves na água, mas isso também não é importante. A história, como sempre, agrada grandes e pequenos. Tem lá os seus defeitos e clichês, mas é bastante atraente e bem trabalhada, e conta com o apoio de vários personagens interessantes. A presença de "personagens reais" como Kelly Slater e Rob Machado, faz parte das referências que divertem os cinéfilos e curiosos de plantão. Um filme simpático para uma tarde agradável.

Nenhum comentário: