27 janeiro, 2008

A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos (National Treasure: Book of Secrets)




Enquanto o novo Indiana Jones não chega, uma nova série nos lembra como são as boas aventuras de caça ao tesouro. A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos, recupera os personagens da boa investida da Disney no gênero, quase quatro anos atrás. Quando Indiana Jones despontou para o sucesso no longínquo 1981, não tardou para ser seguido pelos famigerados "genéricos" - sim, eles já existiam então. O mais famoso destes é a série de aventuras de Allan Quaterman, em um filme B que beira o ridículo, interpretado pelo feminino Richard Chamberlain. Um fiasco. Felizmente não se pode dizer o mesmo desta nova série.

A sequência é dirigida pelo mesmo Jon Turteltaub do primeiro, com o mesmo ritmo. As referências à história norte-americana continuam o mote e são ainda bem utilizadas, como também o roteiro recheado de perseguições, alta tecnologia e planos mirabolantes. O humor, novamente, é muito bem utilizado, e a principal marca do filme para diferenciá-lo do velho arqueólogo. Estão de volta Nicholas Cage, Justin Bartha, Diane Kruger e Jon Voight, todos muito bem. Ao elenco original, todo de volta, somam-se os peso-pesados Helen Mirren e Ed Harris, ambos excelentes como sempre.

Comparando este com o seu primeiro, há um pouco menos de surpresas, um pouco menos de referências históricas, um caminho um pouco mais curto para o tesouro, com menos contratempos. Resumindo, um pouco menos de diversão que o original. Mas isso ainda é bastante, o suficiente para valer o ingresso. Mas é bom que, para o quase certo terceiro, o roteiro traga algo de novo ou seja muito bem trabalhado. Ben Gates pode não ter o mesmo charme rude de Jones, nem o mesmo potencial para marcar gerações, mas ainda oferece distração à altura.

Nenhum comentário: