23 fevereiro, 2008

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street)




Se cada diretor famoso pudesse ter apenas uma palavra para classificá-lo, a de Tim Burton certamente seria "sinistro". Além da maioria dos seus filmes terem um toque da palavra, Burton é um dos poucos que conseguem alinhar os diferentes pedaços que formam uma peça cinematográfica ao próprio estilo. Sweeney Todd possui várias similaridades com outras produções do diretor, e uma grande diferença. Entre as semelhanças estão Johnny Depp, que já trabalhou com o diretor em 5 outros longas; Helena Bonham Carter, em sua quinta parceria com o marido; e a fotografia contrastada e pálida, beirando o preto e branco. E a grande diferença é que este filme é um musical - o que o impede de possuir uma das características de Burton, o músico Danny Elfman.

Não é a primeira vez que esse estranho musical da Broadway é filmado. Mas ter Tim Burton como diretor certamente chama alguma atenção. A produção é excelente, como sempre nos filmes dele. A iluminação é soberba, os movimentos de câmera tornam as cenas praticamente um balé visual, os cenários são primorosos e a maquiagem idem. A história do barbeiro vingativo parece ter sido feita sob encomenda para ele. Tudo parece ir muito bem, mas há um ponto que parece não se encaixar, e é justamente o fato de ser um musical.

Claro, há Johnny Depp em uma das suas grandes atuações, e Helena Bonham Carter também em grande forma, e o resto do elenco todo muito bom. Mas nada disso impede o filme de ser um pouco chato. Há vários momentos em que preferiríamos que fosse a mesma história, mas sem os personagens cantando. Com tudo tão bem trabalhado, foi justamente no estilo que Burton pecou. Mesmo assim é bastante interessante, e um Tim Burton mediano ainda é bem melhor do que a maioria dos filmes que vemos por aí.

Nenhum comentário: