28 março, 2008

Ponto de Vista (Vantage Point)




As fórmulas dos filmes de ação esgotam-se tão rápido que obrigam os bons roteiristas a inovar com alguma freqüencia. Ponto de Vista tenta trazer algo de novo, com o recurso da história contada aos poucos por vários personagens, e sai-se bem em boa parte da fita. O diretor Pete Travis, em sua primeira experiência num longa metragem, mostra uma boa mão fotográfica, bem no estilo que os amantes do gênero gostam, com muita cor e muitas tomadas tremidas.

Como um bom filme de ação, não se exige muito dos seus atores. Ainda assim, o elenco sai-se bem, talvez mais por contar com bons talentos que por força do diretor. Grandes nomes como Forest Whitaker e William Hurt não precisam se esforçar muito para obter uma boa performance em um filme como este. Mas alguns nomes menos conhecidos como Ayelet Zurer - que esteve no excelente Munique - e Said Taghmaoui saem-se muito bem.

Mas formar a história a partir dos diferentes ângulos de vários personagens não é exatamente novo. A primeira parte é bastante empolgante, quando cada trecho revela uma importante informação e acrescenta também mais uma dúvida. Uma pena que decidiram não continuar, e no final o filme torna-se um filme de ação qualquer, com todos os clichês que os norte-americanos adoram. Toda a empolgação que sentimos durante os pequenos trechos vai embora. Prós e contras medidos, é o tipo de produção que pode esperar o lançamento em DVD.

Nenhum comentário: