08 março, 2008

Sicko - $O$ Saúde (Sicko)




Michael Moore não inventou os documentários. Nem mesmo o formato bastante específico que adotou para realizá-los. Mas é o principal responsável por colocar o gênero nas salas comerciais. Seu assunto é sempre o mesmo: os Estados Unidos e a sua luta pessoal para desmistificar o país. Em seu primeiro sucesso ele analisou as causas e desdobramentos do massacre do colégio Columbine, na cidade em que nasceu, no estado de Michigan. Depois, o processo eleitoral que levou Bush ao poder, e o atentado de 11 de setembro de 2001. Em ambos, a técnica invasiva e incisiva que lhe deu a fama. Assim é também com Sicko, que critica o sistema de saúde norte-americano.

Moore segue uma rotina em seus filmes. Primeiro, ele apresenta o tema. Depois, devassa-o, apontando especialmente suas deficiências. Parte então para casos reais que contextualizem e corroborem seu discurso. E termina com uma comparação. Em Sicko, Moore pega mais pesado do que nos anteriores. Ele não se contenta a atravessar a fronteira e mostrar o sistema de saúde do Canadá - recurso que ele usou em Tiros em Columbine, mostrando que no Canadá há tantas armas em mãos de civis quanto nos Estados Unidos. Desta vez ele foi ao Velho Continente, e mostrou que tanto na Inglaterra quanto na França não se paga pela saúde, em um sistema que os Estados Unidos chamam de inviável. E, em um golpe bastante ousado que lhe rendeu alguns problemas legais, foi a Cuba - com vários americanos sem seguro de saúde.

Os documentários de Moore não podem ser classificados pela sua qualidade cinematográfica, mas sim pela pertinência dos assuntos e pela abordagem. Claro, temos que considerar que ele é tendencioso, e sabe usar como poucos o "material aberto" - as cenas de TV e gravações. Mas temos que reconhecer, também, que ele normalmente acerta nos dois pontos. E, se vemos a triste realidade do sistema de saúde do país mais poderoso do mundo, o que não podemos pensar do nosso? Como os outros de Moore, Sicko é um tapa na cara. Doloroso, mas necessário.

Nenhum comentário: