03 maio, 2008

Homem de Ferro (Iron Man)




O Homem de Ferro é um dos mais antigos heróis da Marvel, e também um dos mais interessantes. Ao contrário da maioria dos outros, o seu alter-ego Tony Stark é um milionário egocêntrico, mulherengo e cínico. Mas também genial. E parece que, conforme o tempo passa, o cinema decide redescobrir seus antigos heróis para as novas gerações. Um pouco perdido hoje entre tantos personagens nos quadrinhos, o Homem de Ferro, e a Marvel, escolheu o momento certo para seu debut nas telonas.

E não só isso. Todas as escolhas parecem ter sido bem tomadas. O diretor foi uma aposta que deu certo. Jon Favreau é, na verdade, um ator, acostumado a papéis secundários - ele inclusive faz uma ponta neste também. Favreau mostra familiaridade com o personagem, explorando da forma certa a nova origem, e incorporando as novas informações, ajudado por um bom time de roteiristas - alguns inclusive roteiristas dos quadrinhos também. A história do herói improvável que nasce no cativeiro de guerra - originamente no Vietnã, aqui no Afeganistão.

O elenco é provavelmente o melhor de todos os filmes de heróis dos quadrinhos. No papel principal nada menos do que Robert Downey Jr. Deixando de lado a sua sempre polêmica vida, Downey Jr. é um excelente ator, e empresa a Tony Stark todos os traços de personalidade certos. Contracenando com ele, nomes como Jeff Bridges - uma boa surpresa como o vilão Obadiah, Gwyneth Paltrow como a governanta Pepper Potts, e Terrence Howard como o amigo militar Jim Rodhes. Todos estão muito bem.

Um ponto interessante da história original do Homem de Ferro é a sua clara semelhança com outro famoso milionário brilhante que se torna herói. Tony Stark foi a resposta da Marvel ao sucesso de Batman, e os dois guardam muita coisa em comum. Além de serem "normais" - heróis sem poderes, mas com apetrechos - eles têm personagens parecidos à sua volta. Pepper Potts é a versão feminina de Alfred, e Jim Rodhes é uma mistura de Lucius Fox com Comissário Gordon. Em breve teremos mais uma aventura do homem-morcego nas telas, para comprovarmos essas semelhanças.

Como toda primeiro filme de herói, este tem talvez menos ação do que alguns gostariam. Mas o tempo gasto com a explicação das origens é muito bem trabalhado. Nos quadrinhos, este crítico sempre preferiu o estilo e os personagens da DC. Mas é preciso admitir que, no cinema, a Marvel tomou a frente. Com mais personagens para trabalhar, pôde se dar ao luxo de alguns erros - como Ghost Rider - para aprender e levar agora suas lendas mais antigas para as salas de exibição. Estão programadas para 2009 as estréias de outros clássicos da Marvel, o Capitão América e Thor. Quem conhece um pouco do universo Marvel sabe que pensar nesses dois com o Homem de Ferro significa que em breve teremos um filme dos Vingadores. Duvida? Uma dica: ao assistir Homem de Ferro, fique na sala até o final da projeção - sim, tem surpresa depois dos créditos.

Nenhum comentário: