01 maio, 2008

O Sonho de Cassandra (Cassandra's Dream)




O novo filme de Woody Allen, assim como o último, Scoop, tem um gostinho do bom e velho diretor novaiorquino. Seja na abertura à moda antiga, com os créditos no começo e o jazz no fundo, seja no próprio tema. É quase impossível, para qualquer um que conhece um pouco mais o seu trabalho, não lembrar de Crimes e Pecados, de 1989. A forma como as sutilezas das fraquezas humanas é trabalhada é praticamente a mesma.

Allen filma bem, com a mão de quem já está próximo de completar 50 peças, quase todas muito boas. Novamente, ele escolhe cenários e ângulos que fazem Londres parecer a sua Nova York. E escolhe trabalhar com a classe menos favorecida. A história dos dois irmãos que lutam para sair do círculo vicioso da classe social, e vêem no tio rico uma chance de, afinal, saltarem para seus sonhos, não é exatamente nova. Mas a maneira como é tratada, sim. Allen, conhecido por suas comédias inteligentes, é também um excelente crítico da alma humana. O Sonho de Cassandra tem um quê shakespeariano na forma como os irmãos enfrentam a situação.

É nos irmãos, também, que está o melhor da fita. As diferenças bastante marcantes entre as duas personalidades, mostradas com maestria por Ewan McGregor e Colin Farrel, utilizam quase tudo que se pode fazer em uma caracterização. Dos trejeitos às roupas, do corte de cabelo à maneira de falar, da postura aos sorrisos, em nenhum momento temos dúvidas de que as reações estão totalmente de acordo com os personagens. Aliás, nenhuma atuação está fora da linha, incluindo o tio Tom Wilkinson, com especial atenção para os pais, quase naturais nos papéis.

Em seus últimos filmes, Allen parece ter se dedicado a obter performances excelentes de seus atores - e o tem conseguido. As histórias são sempre boas, mas não chegam a surpreender como alguns dos seus filmes mais antigos. Este, por exemplo, não chega a atingir a profundidade de Crimes e Pecados, apesar de ter ótimos diálogos. Mas, depois de alguns anos com peças apenas boas, é um prazer ver Woody Allen recuperando a forma.

Nenhum comentário: