27 junho, 2008

Agente 86 (Get Smart)




Retardatário da onda de filmes baseados em séries de TV, Agente 86 parece ter, afinal, escolhido um bom momento para ser transcrito para as telonas. No Brasil, transmitida primeiro pela Record, e depois pela Band, a série original nunca fez muito sucesso, sendo na verdade quase cult. A paródia das aventuras de James Bond era marcada pelo humor afiado em ótimos diálogos, pela produção pouco cuidadosa e pelas atuações quase teatrais. A versão cinematográfica tem mais glamour, mas preservou bem o que era mais importante.

Peter Segal, o diretor, é um especialista em comédias tolas, sem nenhum filme digno de nota - apesar de Como Se Fosse a Primeira Vez ser bastante simpático. Tudo bem, ele aparentemente entendeu o recado, e soube conduzir bem a história. O elenco foi muio bem escalado. Ninguém melhor, hoje, para interpretar Maxwell Smart que Steve Carell. Ele tem o tipo inocente - mas com expressão sabida - perfeita para o atrapalhado espião. Seus parceiros também não são ruins. Anne Hathaway chega a espantar com a qualidade da sua personagem. Até mesmo Dwayne Johnson convence como um dos agentes da C.O.N.T.R.O.L.

O filme é bobo, bastante bobo. Mas é divertido. Lembra bem a série, para os poucos que a acompanhavam, mas quem não conhecia o personagem não perde nada do contexto além do impagável sapato-telefone - que, aliás, foi muito bem enxcaixado. Vale pelas risadas e pela leveza. Uma pena que Don Adams, intérprete original de Max, não estivesse vivo para fazer uma aparição na fita.

Nenhum comentário: