29 junho, 2008

Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto (Before The Devil Knows You're Dead)




Sidney Lumet sempre foi um diretor de filmes fortes. Seus maiores sucessos, muitos baseados em histórias reais, incluem clássicos como Um Dia de Cão, Rede de Intrigas e Negócios de Família. Sua última produção vem recebendo elogios por onde é apresentada, e não é por menos. Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto é um dos seus trabalhos mais contundentes. A história de um plano de assalto que parecia simples e perfeito, mas que tem consequências desastrosas, lembra um pouco Um Dia de Cão, mas apenas na superfície. Aqui o que está sendo tratado é a intrincada teia que forma as relações humanas, mesmo as mais fortes.

Conhecido como um excelente diretor de atores, Lumet apoia-se em um elenco de primeira, de quem extrai performances memoráveis. Phillip Seymour Hoffman está soberbo como o irmão mais velho que convence o mais novo, Ethan Hawke, também ótimo, a assaltar a joalheria dos pais. Marisa Tomei e o veterano Albert Finney completam com boas atuações. O filme avança e retrocede mostrando vários momentos antes e depois do assalto, e a forma como o resultado afeta a todos. Apesar da falta de ordem cronológica, ele nos apresenta os detalhes importantes da história nos momentos certos, nos mantendo grudados à tela até o momento final.

A fotografia varia também conforme a cena, indo das cores vívidas ao pálido, mostrando que, nas mãos de quem sabe o que faz, a linguagem cinematográfica não tem limites. Imagem e som são praticamente atores aqui, e cada coisa está no lugar certo. Tenso e instigante, este é o tipo de filme que não nos deixa com uma sensação agradável ao sair da sala mas, mesmo assim, é o tipo de filme que todo amante do cinema adora assistir.

Nenhum comentário: