13 novembro, 2009

Código de Conduta (Law Abiding Citizen)




Às vezes a intenção de uma história é perdida em meio a alguns malabarismos textuais. Esse parece ser o principal problema de Código de Conduta - além do título traduzido, nada a ver com o "Law Abiding Citizen" do original, que significa "cidadão cumpridor das leis". Tudo se encaixa bem. Há um bom elenco, a direção é competente, os efeitos especiais são bem colocados. Mas faltou aquela peça que faz tudo encaixar com perfeição: o roteiro melhor trabalhado.

Na história, vemos o personagem de Gerard Butler arquitetar uma sequência incrível de eventos com o intuito de vingar-se do "sistema", que levou o assassino da sua esposa e filha a ser libertado por conta de um acordo com o promotor de Jamie Foxx. A caracterização dos personagens é eficiente, não colocando um ou o outro no papel de vilão ou mocinho definitivo. Mas o intuito principal da trama se perde ao prender-se demais ao combate entre os dois, sem que a lição esperada aconteça.

F. Gary Gray dirige bem, mas faltou um pouco mais de atenção ao roteiro, provavelmente por parte de Kurt Wimmer. Ambos são escolados em boas histórias em que o que nos prende é tentar descobrir como tudo acontece. Gray dirigiu o bom filme de roubo The Italian Job, e Wimmer escreveu, no mesmo tema, Thomas Crown. O suspense e a nossa vontade de entender tudo logo estão lá, mas falta o que se pode chamar de "moral da história", que nesse caso deveria estar lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e