22 janeiro, 2010

Amor Sem Escalas (Up In The Air)




Jason Reitman é um diretor novo, com apenas três longas metragens no currículo. Mas sua curta história é excelente. Seu primeiro filme, Obrigado por Fumar, agradou a crítica, apesar de ter sido esnobado pelas distribuidoras. Seu segundo, Juno, ganhou um Oscar e foi indicado a vários outros. Seu novo Amor Sem Escalas - péssima tradução que dá a falsa impressão de ser uma comédia romântica - é novamente uma bela peça cinematográfica, que já chama a atenção inclusive de grandes prêmios, sendo um dos nomes considerados certos para a nova lista de 10 concorrentes a Melhor Filme - que não vai ganhar já que, infelizmente, Avatar vai monopolizar o palco quase com certeza.

As curiosidades sobre Up In The Air dizem que Reitman começou a escreve-lo em 2002. Se realmente é verdade, a crise econômica casou perfeitamente com o seu mote principal, e deu um contorno novo ao roteiro. Como eu seus outros filmes, o cuidado com a história é impressionante. Um olhar um pouco mais cuidadoso consegue perceber as descrições seguidas à risca, ao mesmo tempo em que pequenas liberdades artísticas apimentam uma cena aparentemente banal. Os diálogos ótimos sucedem-se com tal facilidade que é difícil um cinéfilo não sair da sala com a sensação de ar totalmente novo nos pulmões.

Excelente com atores, aqui ele consegue uma performance excelente de George Clooney, perseguindo a distância segura de usar um galã da forma mais apropriada. Sua atuação não supera seu Michael Clayton, mas não faz feio. Especialmente nas ótimas cenas que compartilha com Vera Farmiga, especialmente charmosa. A novata Anna Kendrick é o único ponto destoante, perdendo às vezes um pouco o peso para um tipo de comédia que não é nada do que o diretor pretende. Aparições especiais muito bem vindas como Jason Bateman e J. K. Simmons - que participaram também de Juno - completam o elenco bem escolhido.

Não se engane pelo nome. Você vai rir, certamente, mas pelos diálogos primorosos e pela forma excelente como Reitman trabalha cada tomada e diálogo. Up In The Air é o típico filme do qual não esperamos muito, mas recebemos bem mais do que a expectativa. Vale ficar de olho em Jason Reitman. Até agora, ele vem acertando.

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Tão bom observar o Clooney mais maduro, inspirado, atuando plenamente!

abraço!