29 janeiro, 2010

O Fim da Escuridão (Edge of Darkness)




Atrasado na onda de filmes baseados em séries dos anos 80, O Fim da Escuridão chega às telonas trazendo como principal força o primeiro papel principal de Mel Gibson desde Sinais, de 2002, e sua primeira aparição no cinema desde a ponta que interpretou em Paparazzi, de 2004. A história de tons conspiratórios segue o estilo de vários outros, em que pedaços de informação vão sendo revelados sem que, no final, a trama fique de fato esclarecida.

Martin Campbell, que dirigiu a série original, comanda esta produção aproveitando-se bastante do nome para um filme escuro, rodado nas sombras, mas sem nada da utilização primorosa de fotografia que vimos em O Bom Pastor. O ritmo varia entre cenas de ação e alguns diálogos realmente bons, mas sem que se perceba uma intenção clara do diretor em balancear o andamento da história. Na verdade, a culpa é dos produtores, que pediram mais cenas de ação - que foram feitas depois que o filme já estava todo rodado, atrasando o lançamento previsto para 2009.

Gibson escolheu para sua volta à frente das telas - nos anos em que não atuou, dirigiu e produziu seus próprios filmes - um personagem sem profundidade, e assim o interpretou. Por mais que começasse a entender o fio oculto da conspiração que envolve o assassinato da filha, o que mais o interessava era vingar-se do homem que puxou o gatilho. Por isso alguns personagens interessantes, como o agente Jedburgh - papel que chegou a ser oferecido a Robert DeNiro, mas ficou com Ray Wintstone - destoam-se numa pseudo-profundidade de conflitos internos. O papel de Danny Houston também sofre do mal da superficialidade, e inclusive suas falas parecem automáticas.

E no final, a história que parece realmente interessante - como sempre, a conspiração - é deixada de lado em troca de alguns tiros e perseguições, que nem são dos melhores. Em um período de lançamentos vistosos como o musical Nine, é um risco e tanto para a produtora. Uma curiosidade: Martin Campbell já foi escalado para dirigir o filme sobre o super-herói Lanterna Verde, a ser lançado ano que vem. Sabe-se que a pré-produção já está em andamento, e as filmagens começam em março. Talvez O Fim da Escuridão tenha sido apenas um passatempo.

Nenhum comentário: