25 junho, 2010

O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris)




Um filme que retrata a história real de um homem que viveu de pequenos e grandes golpes, com uma capacidade incrível de sempre fugir e se safar, até ser definitivamente preso. Não, não estamos falando de Prenda-me Se For Capaz de Steven Spielberg com Tom Hanks e Leonardo DiCaprio. Há uma outra informação que muda completamente o personagem principal: ele é homossexual. Apesar do mote ser praticamente idêntico, a história de O Golpista do Ano é totalmente diferente.

Além desse fator principal, este é dirigido por uma dupla e estreantes, Glenn Ficarra e John Requa. Ambos trabalharam até então apenas como roteiristas - e sempre em dupla - de filmes bobos como Como Cães e Gatos e sua continuação. E, apesar da presença de Jim Carrey e seus trejeitos, este não é só uma comédia. A dupla trabalhou bem, conseguindo um resultado honesto na primeira investida como diretores.

O que foi muito ajudado pelo elenco. Jim Carrey, como sempre em seus filmes com um pouco mais de drama, luta para controlar seus impulsos humorísticos, e consegue na maior parte do tempo. A participação especial do brasileiro Rodrigo Santoro é muito boa, mas o destaque da fita vai para Ewan McGregor. Como seus conterrâneos ingleses, Ewan atua com o corpo todo, exibindo trejeitos de liguagem corporal que tornam seu personagem - o Phillip Morris do título original - no melhor da história. E, ao contrário do que se pensaria considerando que o personagem é homossexual, ele consegue isso não pelo exagero, mas pela contenção.

A dupla de diretores - que também escreveram o roteiro - poderia ter apostado um pouco mais na força da história, que ainda leva muito para o humor. Ainda assim, é um filme interessante, que merece a atenção que chamou.

Nenhum comentário: