02 fevereiro, 2012

Os Descendentes (The Descendants)

Os Descendentes é aquele tipo de filme difícil de classificar. Num primeiro momento a expressão comédia dramática nos vem à mente, mas ela é insuficiente. É um drama, sem dúvida, com o personagem principal no meio de uma crise tripla - a esposa no leito de morte, a descoberta de que ela o traía, e a decisão de vender ou não uma propriedade familiar histórica que renderá centenas de milhões para ele e seus primos. E ele ainda tem que conseguir encontrar um meio de se comunicar com as duas filhas, pai ausente que era. Então, drama. Mas toda a estética é de comédia, com planos, expressões, diálogos e muitas cenas engraçadas, típicas das comédias inteligentes. Mas é um dos raros casos em que o todo é maior que a soma das partes, um trunfo de Alexander Payne

Payne chamou a atenção dos cinéfilos em 2002 com A Confissão de Schmidt, e logo depois novamente com o excelente Sideways. Fez em seguida um dos trechos de Paris, Te Amo, e desde então não voltava às telonas. Talvez estivesse esperando o roteiro certo, e o encontrou no livro de Kaui Hart Hemmings. Uma história assim precisa ser muito cuidadosamente trabalhada para que não se perca em uma das várias armadilhas clichês possíveis, e Payne conseguiu escapar de todas.

Primeiro, ele conseguiu fazer com que George Clooney desviasse totalmente de sua prática de galã, no que está sendo chamado de a melhor interpretação da sua carreira. De fato, o Matt King que ele coloca na tela está completamente perdido em meio à maré que o toma. Mas Clooney já mostrou várias vezes que é um excelente ator. Por isso é interessante notar que a jovem Shailene Woodley faz um ótimo papel, confrontando muito bem o veterano Clooney, digno de nota. Participações especiais como a de Beau Bridges e Robert Foster ajudam a apimentar o elenco.

O ritmo, mais voltado para o drama, acaba atrapalhando um pouco as partes mais comédia do filme, mas nada que tire o sabor da fita. A fotografia, quente e colorida como se imagina que seja o Hawaii, contrasta perfeitamente com o que se passa com o personagem, algo parecido com o que Payne fez em Sideways. Muita gente pode estranhar, e achar forçado, colocar comédia envolvida em uma história em que há alguém morrendo. Não se deixe levar por esse tipo de preconceito, se o tiver. Os Descendentes é excelente, e merece o seu ingresso.

Nenhum comentário: