12 fevereiro, 2012

Românticos Anônimos (Les Emotifs Anonymes)

É uma pena que o cinema europeu não tenha tanta visibilidade aqui quanto o estadunidense. Filmes excelentes, e agradáveis para todos, como este Românticos Anônimos, ficam restritos à lançamentos tardios em salas alternativas. Esqueça o estigma de filmes-cabeça, de produções com roteiros profundos e muitas vezes melancólicos. O cinema europeu, como todos, também tem as suas produções só por diversão, inclusive comédias românticas como esta.

Lançado originalmente em 2010, só foi chegar aqui no finalzinho do ano passado, nem sei como ainda está em cartaz. Mas felizmente está. A fita de Jean-Pierre Améris é completamente deliciosa, daqueles filmes em que quando você não está gargalhando, está sorrindo. Usando uma combinação levemente diferente das comédias românticas tradicionais de Hollywood, ele consegue um resultado excelente.

Tudo é centrado na emotiva anônima - um grupo de ajuda para tímidos crônicos inspirado no AA - Angélique, uma chocolatiére tão talentosa quanto socialmente medrosa. Ela consegue um emprego na chocolateria de Jean-René, mas por conta da timidez de ambos, ela acaba como vendedora. A interpretação de Isabelle Carré é bastante eficiente, fazendo com que o público rapidamente se apaixone por ela. Mas Benoît Poelvoorde como Jean-René está estupendo. Não é fácil manter o nervosismo constante do personagem, com trejeitos como a leve e rápida tremida de bochechas, o tempo todo. O encontro amoroso dos dois, como se pode esperar, é mote para diversas cenas cômicas.

Como sempre digo, se tiver a sorte de ter este filme em cartaz por perto, assista. Se não tiver, é bastante possível que ele já esteja nas locadoras mais completas. Vença sua resistência ao cinema não-estadunidense, se tiver. É diversão garantida.

Nenhum comentário: